Varejo | Como escolher o lugar parar abrir uma loja?
Você já ouviu falar em localização? Com o uso do GPS fica fácil! Mas a localização é o pontapé inicial para qualquer empreendedor que queira abrir o seu negócio, claro se a localização for um fator importante no seu modelo de negócio.
Considerando um loja, sim, localização é um item não só importante, mas determinante para o sucesso da sua loja, independente do produto que você irá vender. Sabendo disso, o primeiro passo é identificar quais critérios são importantes e favorecerão o seu negócio.Não basta apenas entender que uma esquina é boa, deve-se levar em consideração o fluxo de carros, o sentido com que eles andam e pesquisar quais benefícios a instalação da sua loja irá trazer para a vizinhança e que benefícios a vizinhança irá trazer para o seu negócio.
Em belo Horizonte há um polo moveleiro, uma avenida (Av. Silviano Brandão) em que se concentram várias lojas do mesmo ramo, ou seja, são concorrentes diretos. São clusters que concentram um comércio especializado em que há concorrentes diretos, indiretos e complementares que fazem da região um "shopping aberto" quando a solução a satisfazer são os móveis. Há também um pólo de roupas (Barro Preto). O mesmo acontece em São Paulo quando se procura produtos eletrônicos (Rua Santa Ifigênia), ou marcas de luxo (Rua Oscar Freire), ou comércio popular (Rua 25 de março).
Mas não quer dizer que você só terá sucesso em pólos ou clusters de comércios específicos.
Nesse caso vale a pena investigar melhor o público alvo do entorno do ponto que irá abrir, há concorrentes?, são complementares?, o público alvo é carente do seu produto/serviço e tem condições de comprá-lo? Ou seja, pesquisar a demografia e a economia da região em que irá se estabelecer se faz necessário. As vezes perceberá que a maioria dos postos de gasolina estão no sentido centro bairro de uma cidade.
Saber se a circulação de pedestres no local e veículos se sentirá atraída em frequentar o seu estabelecimento pela solução que você oferece ajuda a minimizar os gastos com atração de um público que nem nota que você existe. É muito complicado, por exemplo, você não tem uma área de estacionamento, mesmo que pequena, para receber um potencial cliente. Comodidade é uma palavra que os clientes valorizam e isso inclui um estacionamento adequado.
Não bastar abrir uma casa de carnes nobres se o público do entorno que você quer atingir não tem poder de compra. Além de fidelizar clientes que compram a primeira vez, você deverá ter um grau de certeza do poder aquisitivo da região e claro, se o comportamento e compra deles não terá barreiras em contatar a sua loja.
Assim, pesquise, planeje, simule a circulação e não deixe de estudar a vizinhança antes de escolher um ponto para a sua loja.
Precisa de uma ajuda maior? Entre em contato!