Sem planejamento de Marketing, maior shopping do mundo se torna um espaço fantasma em menos de 10 anos na China
Apesar de estar em uma região de grande crescimento econômico, habitantes da cidade que abriga o shopping não fazem parte do público-alvo. Aí vem a pergunta, como alguém abre uma empresa e não sabe para quem irá vender? Sua empresa sabe para quem está vendendo? Conhece o comportamento de compra do cliente? Fez uma pesquisa de Marketing?
O South China Mall, localizado na cidade chinesa Dongguan, foi inaugurado em 2005 com o objetivo de ser o maior shopping center do mundo. Porém, oito anos depois, o local de mais de 800 mil metros quadrados e espaço para 2.350 estabelecimentos virou um centro comercial fantasma, onde 99% das lojas estão vazias.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, o motivo que levou o shopping à falência foi a localização, a cidade que abriga o centro é composta principalmente por fábricas e operários – que não eram o público-alvo do empreendimento –, além de ter sido construído no “meio do nada”, com difícil acesso para os pedestres e até mesmo para os moradores da cidade. Por isso, poucos varejistas se interessaram em fazer parte do negócio.
O local fica próximo às cidades de Macau, Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou, uma região que se tornou a maior megalópole do mundo e passou a ser um catalizador global de estímulos econômicos. O shopping, então, deveria inaugurar uma nova era no consumo chinês.
Diversos pesquisadores foram enviados para shoppings de todo o mundo para reunir ideias para a concepção do South China Mall. O resultado foi um centro temático da miniatura do mundo, com seções inspiradas em cidades com Paris, Amsterdan, Roma e Califórnia. Uma rede de transporte público também foi desenvolvida para levar os consumidores de um lado a outro do shopping.
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan
Fonte: Infomoney