Marketing | Galinha Pintadinha expande gama de produtos licenciados
Licenciamento | 50 empresas já estão autorizadas a utilizar o personagem que começou na web.
A família de produtos da Galinha Pintadinha vai crescer e a nova aposta é no segmento de cuidados pessoais.
Entretenimento garantido para o público de zero a seis anos, a Galinha Pintadinha estará em breve em embalagens de xampus, condicionadores e sabonetes.
Segundo David Diesendruck, diretor da Redibra, empresa responsável pelo licenciamento do personagem, a Betulla Cosméticos aguarda apenas a liberação do órgão de controle de cosméticos para mais essa empreitada.
O licenciamento do personagem é recente, tendo iniciado em 2011, mas já reúne 50 empresas autorizadas a utilizar a marca.
Os produtos da Galinha Pintadinha vão desde brinquedos, linha editorial até vestuário.
Os números gerados por toda essa gama de negócios são sigilosos. O executivo esclarece, no entanto, que o faturamento é divido em três partes: fabricante do produto, licenciadora e dono do personagem.
"O contrato estabelece um percentual para o fundo de marketing, de 1% a 2% do faturamento, e de 8% a 10% sobre vendas", diz Diesendruck.
O faturamento do setor de licenciamento deve atingir R$ 8 bilhões neste ano, com a distribuição de R$ 250 milhões em royalties.
Mesmo com cifras volumosas, Marcos Luporini, criador da Galinha Pintadinha em parceria com Juliano Prado, afirma que o "grande patrimônio é a marca estar no imaginário popular infantil".
"O licenciamento foi um desdobramento que não era esperado", completa Luporini.
Tão inesperado como o sucesso do personagem, considerando que toda história começou com a publicação de um vídeo no Youtube para avaliação de produtores em dezembro de 2006. O vídeo atingiu mais de 500 mil visualizações em seis meses. O primeiro DVD viria dois anos depois.
Segundo Luporini, a estratégia é ir devagar para não afetar a qualidade do audiovisual. "Com um DVD a cada dois anos, damos tempo ao público para absorver nosso trabalho", pondera.
Além do DVD 4, estão na lista de realizações o lançamento de um jogo on-line em 2013 e a produção de um longa metragem até 2015.
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: Brasil Econômico