Inovação | Empresa chinesa Broad constrói prédio de 30 andares em 15 dias
Vantagem competitiva é ter um diferencial sobre os seus concorrentes diretos do seu setor e foi isso que a Broad fez, reduziu o tempo de construção de um prédio de 30 andares em 15 dias. E o melhor, sabe que o mundo irá copiá-los. Mas possuem "o" diferencial, com certeza qualquer empresa no mundo poderá comprar os materiais de lá prontos mais baratos do que fazer em seu país. E mais, vai ficar pronto mais rápido do que o modelo tradicional de construção. E agora, vai continuar achando falhas na inovação, no exemplo ou assumir que precisa mudar?
Uma construtora chinesa conseguiu erigir em apenas 360 horas (15 dias) um hotel pré-fabricado de 30 andares, dobrando com isso seu recorde anterior, quando construiu um edifício de 15 andares em seis dias, conta a empresa em seu site (www.broad.com).
O edifício foi terminado em 31 de dezembro e sua construção foi apresentada em um vídeo que mostra a câmera rápida do processo do primeiro ao último dia, imagens que em tiveram mais de 1 milhão de visitas em cinco dias no YouTube.
O hotel foi construído junto ao Lago Dongting, um dos maiores da China, na província de Hunan, e a firma o apresenta como um avanço ambiental, já que sua construção emprega menos materiais nocivos para a natureza (como cimento e concreto) e gera menos resíduos.
Alguns especialistas asseguraram que o novo hotel representa um marco que pode mudar o setor mundial da construção a longo prazo.
Embora um edifício construído em tão pouco tempo possa gerar dúvidas sobre sua estabilidade, seus autores asseguram que ele é capaz de suportar terremotos de até 9 graus de magnitude.
No fundo é um processo lógico. Como fazer um armário? Faça um plano de corte, separe as peças que irá utilizar no projeto, corte e faça acabamento de tudo e depois? Depois só monte. É o que a empresa chinesa fez, nada demais, só um diferencial: eles acreditaram e fizeram!
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fontes: EFE, UOL, Broad