Backbus | BHTrans mede impacto das propagandas na traseira dos ônibus
Belo Horizonte, assim como as capitais do Brasil que possuem grande frota de ônibus, podem aproveitar para explorar melhor o Backbus, ou a propaganda na traseira do ônibus.
A mídia exterior, especialmente a de ônibus, conta com grande audiência sem precisar fazer esforço. Ainda que todos os meios tenham um grau de dispersão, a audiência da publicidade em ônibus leva grande vantagem, pois inclui todas as pessoas que estão nas ruas ou avenidas. Temos a oportunidade de acompanhar o ônibus por alguns metros e guardar todas as informações.
Dados apurados pela BHTrans e especialistas, confirmam a eficácia deste tipo de propaganda. Segundo a pesquisa, em Belo Horizonte um pedestre se desloca a uma velocidade média de 4 km/h a 5 km/h, uma bicicleta, a 19 km/h, um carro a 6km/h em horário de pico no hipercentro, e a 26 km/h em média na capital. Os ônibus se deslocam a uma velocidade de 4 km/h em horário de pico e no hipercentro, e a uma média de 19 km/h em Belo Horizonte. Segundo a BH Trans, em um dia útil na capital, cerca de 3 mil veículos operam em 27 mil viagens no total, dando uma média de 9 viagens realizadas por veículo por dia. Ou seja, 9 é o número de vezes em que determinado anúncio fica exposto durante todo o dia às pessoas que passam pelo mesmo trecho do ônibus.
“Um ônibus em movimento, circulando e acompanhando as pessoas, promove a ampliação da cobertura geográfica de uma campanha e, ao mesmo tempo, a frequência dela ao longo do período veiculado”, revela Ronaldo Lopes, diretor da Frontti Mídia Exterior, responsável pelo gerenciamento e operação de mídia nos ônibus do transporte público de Belo Horizonte.
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: Interface