Pesquisa | Mulheres da classe C dão mais valor a roupas de marcas
Comportamento de compra ajuda às empresas a definir estratégias de marketing. Sua empresa faz estratégias de marketing sem pesquisa?
Segundo a pesquisa "As poderosas da nova classe média brasileira", realizada pelo instituto Data Popular em parceria com a Abril Mídia, as mulheres da classe C dão mais valor a roupas de marcas do que os homens da mesma classe, são 60,2% contra 56,8%. As entrevistadas da considerada a nova classe média brasileira, 38,9% afirmaram que compram roupas a cada três meses. Enquanto 22,7% responderam que comprar uma vez por mês ou mais.
A inspiração feminina da hora das compras, segundo o estudo, vem do mundo dos famosos, pois 80,3% das mulheres da classe C se baseiam nos modelos usados em novelas e passarelas. Na classe DE esse dado cai pra 76,1% e na classe AB, mais um pouco, 74,9%.
A roupa também é item fundamental para as representantes da classe C na busca por um emprego. Isso é o que pensam 76,6% das entrevistas, contra 71,1% da classe AB. Atualmente, comparado à meia década, elas dão 45,8% mais importância às marcas de produtos de beleza. Enquanto 39,5% afirmaram dar a mesma importância. Na hora da compra, 80,7% priorizam mais a qualidade e depois o preço.
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: Exame