Tendência? | 84% das mulheres preferem loja de rua a shopping para comprar
Uma pesquisa de comportamento de compra pode revelar um aumento do poder de compra ou da "educação" em comprar.
As mulheres brasileiras têm preferido comprar nas ruas do que nos shoppings, aponta o Ibope Mídia. Pesquisa indica que 84% das mulheres entrevistadas optaram por pontos de vendas de rua, contra 60% das que compraram no shopping center. 69% das consumidoras fizeram compras nos últimos 30 dias, e desse número, 18% afirmaram ter feito compras pela internet, ante a pesquisa realizada anteriormente, em que apenas 10% usaram a ferramenta. Em 2010, o mesmo estudo também indicou a liderança das lojas de rua, com 48%, enquanto os shoppings ficaram com 33%.
As roupas femininas destacaram-se nas compras, sendo a opção de 79% das mulheres. Em seguida, aparecem calçados (61%), roupas para homens (44%) e roupas para crianças e bebês (40%). O ticket médio das compras foi de R$ 190,83. Ao explicar seus hábitos de consumo, as consumidoras destacam que procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fiéis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de itens caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%). O estudo foi em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.
E a sua empresa, será que ela valoriza o comportamento de compra de uma mulher? Será que há campanhas de marketing e estratégias de atendimento diferenciadas? Ou será que sua empresa é que nem uma oficina mecânica machista?
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: DCI