Juros | Famílias brasileiras gastam 13,3% do salário para pagar juros
O estudo é do Banco Central e mostra que os juros dos financiamentos existentes consomem, em média, 13,3% da renda mensal das famílias no Brasil. Segundo o levantamento, o consumidor gasta mais com o pagamento de juros do que diretamente com o produto comprado.
Os dados não chegam a preocupar Carlos Hamilton Araújo, diretor de Política Econômica do BC. "As taxas de inadimplência no Brasil estão caindo. Então, as pessoas estão conseguindo pagar suas dívidas", justifica. O comprometimento médio da renda do brasileiro com financiamento hoje é de 23,8% – o índice considera o pagamento do chamado principal – preço do produto sem as taxas cobradas – e também os juros incidentes.
Pior que os juros, são os tributos, impostos e taxas imbutidas nas compras que são repassadas integralmente aos consumidores na formação de preços. Resultado, muito mais do que 13,3%, os brasileiros pagam mais de 30% de impostos. No final das contas, descobre-se que pagamos mais caro para adquirir um carro, por exemplo, do que um americano. Quem conseguir enxergar isso e transformar em vantagem, sairá muito à frente da concorrência. O problema será vencer a barreira da cultura dos altos impostos.
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fontes: SM, Época Negócios