Pesquisa | Comportamento de compra de Novos Produtos
Quando você lança um novo produto, no que pensa? Nas características do produto? Quem vai comprar? Onde será vendido? Essas e outras perguntas são básicas, mas você sabe como o consumidor se comporta?
O brasileiro adora novidades. Mas só nota um novo produto quando ele está bem visível na loja. Essas e outras conclusões aparecem em estudo exclusivo sobre a relação do consumidor com os milhares de lançamentos anuais.
Apenas nos primeiros seis meses deste ano foram lançados no Brasil 6.315 produtos, segundo levantamento da consultoria Mintel e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Como não dá para colocar tudo nas prateleiras, ficam as perguntas: o que realmente mobiliza o consumidor a adquirir uma novidade? O que influencia a sua decisão e como ele realiza a compra? Foi para responder a essas questões que SM solicitou à consultoria ToolBoxTM – Métricas de Ponto de Venda um levantamento exclusivo sobre o comportamento dos shoppers diante dos lançamentos.
O resultado é o estudo “Razão para comprar novos produtos”, feito pela internet com 1.488 consumidores de todo o Brasil com idade entre 20 e 69 anos, pertencentes às classes A, B e C.
A boa notícia é que o brasileiro gosta de novidades. Quando apresentado a 11 categorias, a grande maioria dos respondentes afirmou ter adquirido lançamentos recentemente ou ter intenção de adquiri-los nos próximos meses. As categorias estudadas foram azeite, chocolate em barra, creme dental, gomas e confeitos, iogurte funcional, limpador, papel higiênico e salgadinhos, além de celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Até papel higiênico alcançou um alto percentual de respondentes: 79,4%. Mas foram chocolate em barra, eletroeletrônicos e celulares as categorias apontadas por 90%, 89,1% e 89% dos consumidores como alvo de compras ou intenção de compras.
Isso mostra que a população está com dinheiro sobrando, pois não são produtos de primeira necessidades. Um reflexo é a curva de crescimento desses produtos nos últimos anos.
Os locais preferidos para aquisição de novos produtos, adivinhe, são os supermercados, escolhidos por 68,9% dos clientes. Para obtenção de bens duráveis, a preferência recai sobre lojas especializadas (40,4%) e sites da internet (24,7%). A pesquisa revelou também que o brasileiro não hesita em cancelar a compra de algum item só para levar a novidade (58% dos respondentes). Rafael D’Andrea, diretor da ToolBoxTM, lembra, contudo, que importantes 42% das pessoas acrescentam o novo produto, sem tirar nada da lista. “Os lançamentos podem gerar um indiscutível incremento do tíquete”, diz ele. Mas é preciso ficar atento à infidelidade do cliente. Mais da metade dos respondentes pretende adquirir novidades de outras marcas, que não a consumida habitualmente. Como não dá para expor tudo, você terá de testar cada item.
Essa pesquisa mostra claramente que o ponto de venda tem grande influência na venda dos novos produtos. É um papel que o Trade Marketing deve assumir e estar envolvido plenamente dentro das estratégias de lançamento de novos produtos. Se a sua empresa não pensa em Trade Marketing, metade dos resultados de um lançamento deixarão de ser apurados.
Abs,
Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: Supermercado Moderno