Branding: 37a edição do Calendário Pirelli reforça a imagem da companhia

Cultuado no mundo inteiro por perpetuar a beleza de mulheres de diferentes nacionalidades, o Calendário Pirelli tornouse um dos objetos mais cobiçados do planeta. Exemplares antigos são comercializados por alguns milhares de reais na internet. Algumas de suas fotografias foram incorporadas a coleções de grandes museus, como o Masp. Mas, além de se tornar uma referência artística, o produto se transformou em uma importante ferramenta de marketing da empresa, tornando-se um case de sucesso no mundo da propaganda. Ele traz leveza, beleza, glamour e sofisticação a um produto totalmente inóspito, masculino e sem nenhum charme. "A estratégia de comunicação da Pirelli é bastante eficiente. Ela consegue colar à marca algumas qualidades almejadas pelo consumidor", avalia Eduardo Tomiya, consultor da BrandAnalytics.

O produto, que nesta versão tem o Brasil como cenário, celebra uma harmoniosa parceria entre a marca de pneus e o fotógrafo norte-americano Terry Richardson, famoso por sua "abordagem provocante".
Esta 37a edição presta uma homenagem às origens do projeto. Ele resgata traços da primeira edição, criada em 1964 por Robert Freeman, o fotógrafo dos Beatles. Entre as famosas da folhinha, destacam-se as brasileiras Ana Beatriz Barros e Gracie Carvalho, a australiana Miranda Kerr, Marloes Horst, da Holanda, a britânica Lily Cole e Georgina Stojilijtoric, da Sérvia. Richardson aderiu à tendência do natural, e abusou de imagens sem retoques, em que a naturalidade prevalece sobre a técnica.


Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: IstoéDinheiro