Neoconsumidor, saiba mais
Antes de continuar a ler, responda a seguinte pergunta: Sua empresa está preparada para encarar um novo nicho de consumidores? Ok, agora leia a pesquisa e reflita.Possibilidade de comparar preços, condições de pagamento e as características técnicas do produto desejado. Esses três fatores dão ao consumidor atual o poder de ditar as regras do jogo, escolhendo o que melhor lhe convém, já levando em conta, inclusive, o prazo de entrega. Ao varejo e à indústria resta a pressão da concorrência, a um clique de distância.
Quase três quartos (73%) dos brasileiros utilizam sites especializados em comparação de preços, contra 52% da média global, enquanto 53% (o índice mais alto do mundo) ficam desapontados quando suas lojas preferidas não vendem pela WEB. O Brasil possui 60 milhões de internautas e 160 milhões de usuários de celulares, contra 46 milhões de linhas fixas.
Essa é uma das faces do perfil do novo consumidor, detectada pela pesquisa 'Neoconsumidor: o universo do consumidor digital e seus multicanais de compra', produzida pela agência de publicidade DM9, consórcio mundial de consultorias em varejo Ebeltoft e sua representante da América Latina, a GS&MD.
O Neoconsumidor será tema da primeira palestra do segundo dia do 2º Congresso Super Varejo de Mato Grosso, a ser realizado hoje e amanhã, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. O palestrante será o sócio-diretor da GS&MD Guilherme Baldacci, que abordará o 'Neoatendimento - os desafios do varejo no atendimento do Neoconsumidor'.
Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: Jornal do Commercio/RJ