91% do Buscapé é vendido por USD 342 milhões para a Naspers

quarta-feira, setembro 30, 2009 Jony Lan 0 Comments

Naspers_mktmaisO conglomerado de mídia sul-africano Naspers Limited anunciou (29/09/09) a compra do serviço brasileiro de comparação de preços Buscapé.


A Naspers comprou 91% das ações do Buscapé por 342 milhões de dólares, o que dá ao serviço brasileiro comandado por Romero Rodrigues o valor de mercado de 375,8 milhões de dólares.

Segundo o acordo, os responsáveis pelo Buscapé permanecerão no negócio com rendimentos estáveis pelos próximos cinco anos.

O acordo mais divulgado da companhia no Brasil é a participação de 30% no Grupo Abril que a MIH Holdings, braço de mídia digital da Naspers, adquiriu, formando a MIH Brazil Participações Ltda . A negociação permitiu que a Naspers ingressasse no mercado brasileiro de mídia impressa e eletrônica.


Expansão
De acordo com o diretor de internet da Naspers, Antonie Roux, o Buscapé dará ao grupo "um negócio de rápido crescimento alinhado com nosso foco em comércio eletrônico". A plataforma diversificada oferecida pela empresa apresenta "um conjunto de modelos de negócios dentro da cadeia de valores do comércio eletrônico em diferentes mercados na América Latina", afirma ele.

A aquisição segue uma estrategia da Naspers de investir em grupos que atuem no setor de comércio eletrônico ao redor do mundo.

Além de operar a plataforma de e-commerce Allegro, a Naspers pagou 1,9 bilhão de dólares em dezembro de 2007 pelo serviço europeu de leilões Tradus.

Líder em audiência segmento de comparação de preços pela internet no Brasil, o Buscapé servirá de entrada para a Naspers no setor de comércio eletrônico da América Latina, mercado no qual o conglomerado tem "interesse particular". Romero adianta que integrações entre o Buscapé e o Allegro poderão acontecer.


Projeto de faculdade
Criado por quatro colegas na Universidade de São Paulo em junho de 1999, o Buscapé completou sua primeira década este no comparando preços de cerca de 11,7 milhões de produtos oferecidos por 600 mil lojas.

Em maio de 2006, o Buscapé comprou seu principal concorrente, o BondFaro, e consolidou a dominação no mercado brasileiro de comparação de preços.

Em julho de 2007, o Buscapé comprou a consultoria e-bit, responsável por compilar semestralmente dados do comércio eletrônico no Brasil dentro do relatório WebShoppers.

Ao comprar o serviço Pagamento Digital em 2008, a empresa entrou no setor de pagamentos eletrônicos, investindo também na aquisição da plataforma FControl para proteger as transações online.
Segundo previsão da e-bit, o comércio eletrônico deverá movimentar 10,5 bilhões de reais durante 2009, aumento de 28% em relação aos 8,2 bilhões de reais registrados durante 2008.

Fonte: IDGNow, Naspers

Conteúdo relacionado