Construtoras adotam estratégias de varejo
Você vai a uma supermercado, o que você vê? Cartazes com preços baixos, folhetos com ofertas, campanhas promocionais, sorteio de brindes, promotoras de desgutação de produtos e produtos com brindes de "graça". Se for a um shopping, provavelmente vai ver muitas vitrines com a palavra "Liquidação", "Promoção", "até 80% de desconto" e por aí vai. Se entrar em algumas lojas então, ganha bebida, mimos das vendedoras e se bobear ainda lhe dão de brinde o estacionamento (bom né?). Agora se você entrar em uma loja de uma construtora, o que você verá? Mesas, corretores munidos de tabelas e prospectos e vendendo algo que ainda não existe. Para alguns segmentos da construção, esse modelo de abordagem não vai mudar, mas se você for a construtoras em que o produto é mais popular, vai começar a ver algumas características que lhe fazem lembrar bem uma mistura de supermercado com Casas Bahia.
Balões enfeitam o local, apartamentos modelos recheados com produtos de lojas parceiras e de brinde, o comprador ainda pode ganhar de TV LCD à geladeiras recheadas. Ou seja, estão vendendo apartamentos de mais de 100 mil reais com jeito de lojas de varejo em suas devidas proporções. Se você vai comprar o frango e vai ganhar a farofa, basta comprar um apartamento para ganhar uma moto. É simples, considerando um preço de um apartamento de 150 mil reais, e uma moto ao consumidor por 7 mil reais, não dá nem 5% do valor do imóvel. Ou seja, em vez de dar desconto ao cliente, lhe dá um "brinde" interessante. Conta simples demais para quem conhece o mercado de varejo, mas que na linguagem do cliente, o importante é a moto.
Existe um déficit habitacional imenso no Brasil e essas técnicas promocionais só tem uma intenção: velocidade de venda. Dinheiro mais rápido no bolso das empresas, lucros maiores no mesmo tempo. Assim, as construtoras do país bateram o recorde deste ano. Venderam, em junho, quase 26 mil unidades financiadas, 24% a mais que em maio.
“Hoje o mercado oferece o mesmo produto praticamente com o mesmo subsídio, as mesmas colocações da Caixa. O que a gente está fazendo é um atrativo para ganhar a concorrência” explica o diretor regional de uma construtora.
Brindes
Que tal uma geladeira duplex? Com R$ 6 mil de entrada no apartamento, o comprador leva uma para colocar na cozinha nova. As construtoras perceberam que para vender mais, não basta pensar apenas no imóvel. É preciso dar uma mãozinha pra equipar. Por isso, algumas oferecem TV de plasma e até bônus de R$ 2 mil.
Agora só falta as construtoras irem em massa na TV e começar a usar jargões como "Quer pagar quanto?" ou "Cobrimos o preço da concorrência". Eu já vi alguns garotos propagandas de varejo fazendo comerciais de construtoras. Já pensou em entrar em um supermercado e ver na prateleira algumas caixinhas vendendo apartamento com código de barras? "Quer comprar, basta passar no caixa e dividir em 120 vezes em seu cartão de crédito". Absurdo? Daqui a pouco vou achar normal as construtoras darem creche e carrinhos de supermercados cheios por 1 ano, vai ser o "bolsa família" das construtoras. Melhor parar de dar idéias, e lembrem-se, e verem construtoras dando vale compras nas "Casas Bahia" que existem por aí, me avisem, vou mandar a Nota Fiscal.Fonte: G1
Grande abraço,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
MKTmais.com