Investimentos em Marketing: Estrela e Melissa

Existem várias formas de reservar uma verba para o Marketing. A Estrela acaba de investir R$ 400 mil em um novo site voltado para as crianças e ainda reservou R$ 1 milhão de verbas para investir na web no segundo semestre de 2009. A Estrela, referência brasileira de brinquedos e sinônimo de presentes para o dia das Crianças e Natal na década 80 e 90 perdeu espaço rapidamente pela falta de invetimentos em marketing, pela não adequação estratégica do seu portifólio, pela falta de velocidade de resposta no mercado de brinquedos e chegou a ser "engolida" pelas importações de brinquedos.
Parece que agora está ouvindo boas consultorias de marketing, será? E com o objetivo de estar perto de seu público num ambiente em que ele passa grande parte do seu tempo em busca de entretenimento, resolveu, finalmente, trabalhar o conceito galáxia, apresentando uma série de planetas que giram em torno de uma estrela principal, que é o logo da própria marca. Vale lembrar que sites como o da revista Recreio já usam esse conceito de sites infantis como relacionamento da marca a anos.
Veja o que diz Aires Leal Fernandes, o diretor de marketing da Estrela: "Não podemos ficar de fora deste novo e forte meio de nos comunicarmos com nosso público. Investir em um site altamente tecnológico e rico em atrações é uma maneira de fortalecer a marca e de tê-la como entretenimento para as crianças também virtualmente". Espero que a Estrela volte aos bons tempos do Autorama e do Ferrorama, sucesso absoluto de vendas, fica o desafio.


Números: a Melissa já criou mais de 500 modelos, fabricou mais de 60 milhões de pares e exportou 20 milhões para mais de 80 países.
Curiosidades:
- Antes de produzir a Melissa, a Grendene fabricava embalagens para garrafões de vinho;
- Todas as sandálias têm o mesmo "cheiro de Melissa". Ele é uma mistura de chiclete com jujubas e pirulito, cuja fórmula a Grendene não revela;
- O modelo da clássica Melissa Aranha era usado por pescadores da Riviera Francesa antes de virar moda no Brasil;
- A Melissa é totalmente reciclável;
- Madonna ganhou uma Melissa Couture, edição de tiragem especial com mais de 140 cristais Swarovski desenhada pela designer J.Maskrey. A cantora gostou tanto que pediu outra para sua filha, Lourdes Maria;
- A Melissa Aranha leva 26 segundos para ficar pronta na fábrica;
- A primeira Melissa de numeração entre adulta e infantil vendeu mais de 5 milhões de pares nos primeiros dez meses de 1980.
fontes: MMonline, Revista Época