Dustbot - Robô que coleta lixo na Europa e não é Japonês!
O Japão sempre sai na frente quando o assunto é robôs, mas parece que os italianos resolveram tomar a iniciativa de inventar algo mais útil. É o Dustbot, um robô que foi desenvolvido para coletar lixo urbano. Não é a era dos Jetson, mas estamos quase lá. O funcionamento é simples, você tem lixo (necessidade de limpeza)? Então basta ligar para o Dustbot do seu celular e ele irá buscar na porta da sua casa. Ele possui uma tela de touchscreen no qual a pessoa poderá selecionar o tipo do lixo que está depositando (orgânico, plástico, papel, vidro, etc) para informar ao Dustbot se ele será posteriormente reciclado ou não.O robô trabalha com uma combinação de navegação GPS e um giroscópio, além de vários sensores para mantê-lo ativo sem que saia esbarrando por aí.
A idéia surgiu da necessidade de colocar um fim aos horários de coleta de lixo, além de ter sido projetado para trabalhar em lugares estreitos, onde o caminhão de lixo normalmente não chega ou é de difícil acesso.
O interessante do produto é que aparentemente ele foi desenvolvido sobre a plataforma de um Segaway, aqueles aparelhos de duas rodas grandes em que você passeia pelas ruas movido à bateria.
A alma da inovação é comercializar as idéias e as invenções e pensando criativamente, poderíamos usar a idéia para servir cerveja em um barzinho, por exemplo. Além de entretenimento, quem não vai querer ficar acinando o robô para poder ver se realmente ele funciona. Ou então pedir para ele trazer aquela cerveja bem na hora do jogo. É tudo uma questão de adptação criativa.
Fonte: BBC