Segmentação |Renner abrirá 1a loja da marca Blue Steel voltada para o público jovem em março em SP

domingo, fevereiro 20, 2011 Jony Lan 0 Comments

Quando transformar uma marca própria em um negócio?

Depois da Marisa Lingerie se focar em moda íntima para explorar o nicho que mais vendia em suas lojas, chegou a vez da Renner aproveitar sua gestão interna de compras para colocar uma de suas marcar em voo solo.

A primeira das três lojas previstas no novo modelo, que servirá como um teste para a companhia, ficará localizada em São Paulo, no Shopping Boulevard Tatuapé, e se enquadrará no formato compacto já adotado pela varejista de roupas.

"O plano foi estudado ao longo de 2010. Vamos fazer um teste... Três lojas em três ambientes diferentes... No decorrer do ano serão definidos ajustes e a continuidade do projeto ou não", disse o presidente-executivo da Renner, José Galló, em teleconferência nesta quinta-feira.



Segundo ele, o projeto pode ser considerado "sinérgico", pois utiliza a mesma estrutura logística e de distribuição das demais operações. O objetivo, afirmou o executivo, "é capturar o público jovem que não costuma frequentar lojas de departamento".

Em 2010, a Renner abriu 14 novas lojas no país, sendo três delas no formato compacto, totalizando 134 pontos de venda.

A varejista já havia decidido testar, no início de novembro, a primeira loja voltada exclusivamente ao público feminino, também no formato compacto, em Caxias do Sul (RS).

Além das três lojas de marca própria, a companhia planeja inaugurar 30 unidades até o final de 2011, sendo 20 tradicionais e dez compactas. Até junho, a empresa espera ter cinco novas lojas tradicionais e quatro compactas em operação.

"Estamos nos posicionando para atender a grande classe média que está se formando", disse Galló, acrescentando que, este ano, serão inauguradas seis lojas de rua. "Algumas podem ser compactas, outras tradicionais, depende do mercado".

Já o projeto de comercializar artigos de cama, mesa, banho e decoração permanece, conforme o executivo, como "um sonho, sem nada concreto", assim como os planos de criar uma rede exclusiva para atender a população de classes mais baixas.

Em todo o ano passado, a Renner desembolsou 160,3 milhões de reais em ativos fixo, montante que em 2011 deve saltar para cerca de 280 milhões de reais.

A Renner informou que teve lucro líquido de 308 milhões de reais em 2010, crescimento anual de 62,5 por cento. As vendas pelo conceito mesmas lojas --que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses-- subiram 10,3 por cento no acumulado do ano passado.

O desafio será, como criar um awareness para a marca e ganhar uma fatia do mercado sem canibalizar suas próprias vendas.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Agência Estado

Conteúdo relacionado